O tráfego pago nada mais é do que uma ferramenta de marketing digital fantástica que auxilia na divulgação do seu trabalho, facilitando com que os seus possíveis clientes consigam encontrar os fornecedores desejados de maneira mais rápida. Você conhece as vantagens do tráfego pago para médicos? Sabe como utilizar na prática essa ferramenta ao seu favor?
Durante esse artigo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas, mostrar como funciona o tráfego pago na prática e todas as suas vantagens.
Ficou interessado? Acompanhe a leitura até o final!
O que é tráfego?
Tráfego no âmbito da internet, nada mais é do que visitas na sua página, site ou perfil de rede social. Ou seja, é um meio pelo qual as pessoas possuem acesso a você ou a sua empresa, divulgando o seu trabalho.
Esse marketing pode ocorrer de forma orgânica ou paga. Detalhamos a diferença para que você possa entender exatamente como funciona.
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico é esse que já acontece naturalmente. Um grande exemplo é quando você está acessando o Google Maps e descobre uma empresa naquele endereço, ou quando você acaba encontrando o perfil ou site de uma empresa enquanto realiza buscas relacionadas a aquele nicho.
A grande característica do tráfego orgânico é que não há uma estratégia direcionada para os possíveis consumidores, ou seja, é ocasional. Sendo assim, para se chegar a este conteúdo dependerá muito mais da própria busca do cliente.
Tráfego pago
Agora, quando falamos sobre tráfego pago, estamos nos referindo ao marketing estratégico realizado para que determinado tipo de conteúdo chegue ao maior número de pessoas possíveis. Basicamente, você paga para que seu site, perfil ou página esteja em destaque, fazendo com que mais pessoas conheçam seu trabalho.
Dessa forma, o tráfego pago é uma estratégia muito eficaz. Quanto maior o número de pessoas que acessam a sua página, maior vai ser o número de pessoas que conhece seu trabalho e consequentemente maior vai ser a procura por ele.
Como uma boa gestão de tráfego digital pode impactar na captação de clientes?
Atualmente, a grande maioria das pessoas realiza buscas na internet na hora de escolher qual médico ou clínica frequentar. Isso ocorre, porque a maior vitrine de divulgação se tornou o digital.
Uma boa gestão de tráfego, serve para gerir a divulgação do seu conteúdo, realizando planejamento, criando conteúdos convidativos e acompanhando o desenvolvimento do tráfego.
O conteúdo deve ser bastante rico para que quando ele chegue ao cliente, tenha efeito e realize o objetivo final, que é de torná-lo cliente dos seus serviços. Sendo assim, vale ressaltar a importância da qualidade do conteúdo que é pago.
As campanhas de tráfego devem ser bem elaboradas, possuindo conteúdos que consiga chegar até o cliente de forma que ele se reconheça e se identifique, e posteriormente compreenda que necessita e/ou deseja os seus serviços.
Para isso, é necessário que você crie conteúdos específicos que atenda seu público alvo, ou seja, a sua persona. O termo “Persona”, no marketing, é utilizado para se referir ao seu consumidor “ideal”, o perfil de seu cliente.
A persona certa faz toda a diferença na sua estratégia de divulgação
Posteriormente, é importante entender como sua persona procura pelos serviços prestados por você. Ou seja, de que forma ele realiza essa busca, o que ele está procurando, quais as expectativas dele para aquele atendimento.
Sendo assim, é de fundamental importância que haja um planejamento para que essa divulgação chegue ao cliente de forma eficaz e que produza um bom resultado. Afinal, não adianta existir uma divulgação sem estratégia e que não provoque o desejo de obter aquele serviço.
Visto isso, é de fundamental importância que esse serviço seja realizado por alguém capacitado. Não é simplesmente realizar um anúncio na internet, é preciso realizar uma divulgação com estratégia.
A Digital Fisher realiza muito mais do que um marketing médico, queremos posicionar sua imagem no mercado. Trabalhamos com diversas ferramentas, como Branding Digital, Gestão de Mídias Sociais, Fotografias e Vídeos para empresas, Modelagem de Negócios, Treinamento de Equipes e a Gestão de Tráfego.
E nesse artigo em específico, queremos detalhar como funciona o marketing utilizando o tráfego pago. Para isso, separamos alguns exemplos:
Tráfego pago para médicos no Google
No google, as ações do tráfego pago chegam aos seus clientes por meio dos anúncios que aparecem primeiro quando é realizada uma busca.
No google, quando você vai utilizar essa ferramenta, você tem a opção de selecionar uma meta, como aumentar o número de visitas ao seu site, realização de vendas ou leads (um termo utilizado para se referir às pessoas que tiveram em contato com aquele conteúdo e passou a ter interesse sobre o serviço, um possível cliente).
Para realizar o tráfego pago no Google é necessário utilizar a ferramenta do Google Ads, que é de acesso gratuito. Só que é necessário investir para que os anúncios comecem aparecer.
Outro ponto relevante, é que você pode começar investindo aos poucos para ir acompanhando os resultados obtidos com as campanhas. Mas é preciso ter em mente que quanto mais você investe, mais seu conteúdo é divulgado, tendo em vista que o Google leva em consideração que seu concorrente pagou por uma divulgação maior.
Tráfego pago para médicos Facebook Ads
O Facebook Ads é uma ferramenta para criar tráfego tanto para o Facebook como para o Instagram.
Tanto para o Instagram como para o Facebook, é preciso produzir conteúdos com estratégias para gerar desejo em adquirir seus serviços. No caso dessas plataformas, é importante possuir um perfil sempre ativo, com postagens informativas, conteúdos de valor e que seja atinja a sua persona.
O tráfego pago nessas ferramentas são bem legais para obter leads, tendo em vista que muitos passam a acompanhar o perfil, acontecendo uma certa fidelização, porque se identificou e gostou do conteúdo. Logo, quando houver uma necessidade daquele serviço, é bem provável que se torne uma cliente.
Qual a melhor plataforma para investir em tráfego pago para médicos?
As duas ferramentas são ótimas, possuem milhares de acessos e dão resultados. Porém, a melhor plataforma para você será aquela que possui maior acesso da sua persona, onde seu público está mais presente.
Para isso, é importante levar em consideração a faixa etária que você quer atingir, o sexo, a classe social, o perfil do paciente que solicita seus serviços e a localização.
Gostou de saber mais sobre essa ferramenta fantástica? Está esperando o que para começar a alavancar seu negócio e aumentar os números de marcação de consultas?
Entre em contato com a gente agora mesmo e revolucione o marketing do seu consultório. Para mais conteúdo como esse, acompanhe o nosso Blog.