Endomarketing é uma atividade do marketing, batizada em 1990 por Saul Bekin em seu livro “Fundamentos do Endomarketing”. “Endo”, originário do grego, significa posição ou ação no interior, ou seja, “movimento para dentro”. Endomarketing é, portanto, um conjunto de ações de marketing institucional dirigido para o público interno.

Pioneiro do endomarketing, Saul Faingaus Bekin, em sua atividade profissional como gerente de produtos da Johnson & Johnson, notou que a empresa passava por dificuldades sérias de comunicação entre seus departamentos. Além disso, era clara a falta de visão dos colaboradores a respeito da empresa em que atuavam, o que dificultava o entendimento do papel e importância de cada um no contexto da empresa.

Bekin percebeu que as ferramentas de marketing que precisava já existiam, o que faltava era adaptá-las a realidade interna da empresa.  De acordo com ele “se a empresa espera atingir objetivo lá fora, precisa se certificar que todos nela estão comprometidos com esse objetivo”.

Comunicação: premissa para o endomarketing

O endomarketing é fundamentado na comunicação. Por isso, na arena corporativa a comunicação assume um papel estratégico na empresa. Vamos a definição de comunicação?

Segundo Rodrigo Vilalba,

“Comunicação é uma palavra derivada do termo latino ‘communicare’ e significa tornar comum, associar. Assim, num primeiro momento, podemos dizer que comunicar é a ação social de tornar comum”. Diante do exposto verificamos que a comunicação é esse elemento de tornar comum os acontecimentos da organização.

Em visão mais abrangente, citamos Juan Díaz Bordenave: “Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado”. Percebemos na visão do autor o papel da comunicação no sentimento de interação.

Comunicar o propósito da empresa

Vamos tomar como exemplo o desenvolvimento de missão, visão e valores da empresa CBTU:

Missão

Promover e prover a mobilidade urbana por meio do transporte de pessoas sobre trilhos, como agente do Governo Federal, contribuindo para a qualidade de vida e desenvolvimento sustentável das cidades.

Visão 2019

Tornar-se referência no planejamento, projeto, implantação e operação do transporte urbano de pessoas sobre trilhos, propiciando a ampliação da participação nas cidades e a expansão da malha metroferroviária nacional.

Valores Organizacionais da CBTU

Comprometimento;

Eficácia;

Planejamento;

Probidade; e

Qualidade

Nos TREINAMENTOS CORPORATIVOS devemos levar ao colaborador uma atitude de ação perante esse desenvolvimento. O endomarketing vai rememorar esse propósito em elementos corporativos, como no crachá, banner, quadro de avisos, no contra-cheque, etc.

Como nasce o cidadão corporativo na empresa?

Na condução de políticas internas e externa da organização pela visão estratégica do marketing. Empoderando, assim, o colaborador:

1.Ações gerenciais de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não-lucrativas e governamentais e das do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental.

2.Um processo cujo foco é alinhar, sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar a estrutura organizacional de marketing da empresa ou organização, que visa e depende da ação para o mercado e sociedade.

3.Facilitar e realizar trocas, construindo lealdade no relacionamento com o público interno, compartilhando os objetivos empresariais e sociais da organização, cativando e cultivando para harmonizar e fortalecer essas relações e melhorando, assim, sua imagem e seu valor de mercado.

4.Integrar a noção de cliente e seus valores – aplicando-se recursos estratégicos – nos processos internos da estrutura organizacional, propiciando uma melhoria na qualidade de produtos e serviços, com produtividade pessoal e de processos.

Nasce, então…

Foto com três pessoas vestidas com roupas sociais representando o cidadão corporativo
O CIDADÃO CORPORATIVO

Endomarketing no processo de produção e lucro:

Como o colaborador se sente inserido neste contexto?

“Ele induz a crer que não é mais “um fator qualquer da produção, mas sim o fator principal do processo produtivo.” (CERQUEIRA)

Cidadão Corporativo + O negócio da empresa + Produtividade = Lucratividade

Vamos pontuar as ações de endomarketing?

Endomarketing – ações internas de marketing que leva à satisfação do colaborador.

-Uma ferramenta de gestão das organizações contemporâneas

-Melhores práticas de governança corporativa

-Envolve todos os setores

-Melhora a produtividade e a lucratividade

-Trabalha a imagem institucional da empresa

-Juntos somos mais fortes e melhores

E você, identificou essas ações na sua empresa?