Olá Pescadores de Resultados! Não repara, tô tentando achar meu jargão de influenciador…

Lançado em 2010 por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, o Instagram é umas das redes sociais mais usadas em todo mundo, e em 2018 superou a marca de mais de 1 milhão de usuários. Com o modelo de diagramação pensado prioritariamente para smartphones, a plataforma se destaca pelo forte apelo visual, sendo indicada principalmente para o compartilhamento de imagens e vídeos de curta duração.
Segundo a pesquisa Social Media Trends 2018, patrocinada pela Rockcontent, cerca de 94,4% das empresas brasileiras usam a rede social . Em modo comercial, a rede também oferece funcionalidades exclusivas e é ideal para pequenos negócios.  Aqui a baico listei algumas vantagens e os melhores motivos para sua empresa estar presente no Instagram:

  1. Modo Comercial: Assim como em outras redes, no Instagram também existe o modo Comercial. Nessa funcionalidade você pode inserir mais dados na biografia da sua empresa, como por exemplo o link do seu site ou qualquer outro. Também existem botões que vão direcionar o usuário para seu local no mapa, fazer uma ligação ou para enviar uma mensagem.  
  2. Stories: Uma das melhores funcionalidades do Instagram, os stories ou histórias no português, se trata de pequenos vídeos ou textos com duração de até 15 segundos posicionados na página principal, no parte superior do feed de cada usuário. São perfeitos para que sua empresa esteja sempre em evidência.
  3. IGTV (muita atenção neste aqui!): É verdade que o Instagram só permite publicações em casos de vídeos com duração máxima de 1 minuto. Porém, recentemente a plataforma lançou o IGTV, um aba onde os usuários podem publicar vídeos  de até uma hora de duração. Os vídeos operam apenas em formato vertical e dessa forma é possível que cada usuário tenha seu próprio canal de vídeos.
  4. Estatísticas: Os dados fornecidos pela plataforma  são classificados em três abas, são elas: atividade, conteúdo e público. Dentro de cada aba, existem informações relacionadas ao engajamento, alcance, e informações demográficas dos seguidores.  Nesse quesito, é uma rede social bastante completa.
  5. Loja online: Agora é possível vender seus produtos através do Instagram. Com uma página no Facebook e no modo comercial, seu negócio pode ter sua própria loja online gratuitamente.  
  6. Posts patrocinados: As postagens patrocinadas na plataforma são as mais assertivas, já que é integrada  com o Facebook e por isso possui uma grande base de dados dos usuários.
  7. Mensagens automáticas: Enviar mensagens para seus novos seguidores é perfeito para deixá-los mais engajados e a vontade no seu perfil. Este tipo de funcionalidade também é possível no Instagram.
  8. Hashtags: As hashtags, conhecidas como o “sinal do jogo da velha” permite que as imagens sejam facilmente encontradas na plataforma.  Então fazendo o uso adequado dessa técnica, seu perfil pode alcançar seu público alvo facilmente.

Meu perfil comercial do Instagram [ Depois que eu cortei meu cabelo me disseram que tô parecendo um gângster de Hon Kong  – vai entender – ] Mas pelo fato de ser um perfil comercial, as possibilidades de entendimento do meu público são muito maiores.

“Mas como e por quê usar o Instagram pode ajudar no meu négocio?” Muitas empresas já descobriram a resposta para essa pergunta, veja alguns desses motivos:

  1. As redes sociais são ótimas para criar engajamento com seu público. O Instagram é uma plataforma onde os usuários tendem a se engajar mais. Então usandos as técnicas certas, é possível fazer seus seguidores se engajarem mais, através de diversas funcionalidades da rede.
  2. Trabalhar o branding da sua marca é muito importante, e essa rede social é perfeita para isso. O seu modelo de diagramação, permite que o usuário tenha  um panorama geral das suas imagens, assim que acessa a sua conta. Então através do design gráfico e um bom entendimento do perfil da sua marca, é possível entregar toda sua proposta sem dificuldades. .
  3. O Instagram te dá de bandeja diversas informações sobre os seus usuários, mas através do stories , com o recurso de enquetes, você pode definir ainda mais o seu persona.
  4. Integrado com o Facebook, a loja online do Instagram deixa a experiência de venda online para pequenos negócios e e-commerces mais fácil e assertiva, além de passar mais segurança aos clientes.
  5. No Instagram suas sua marca pode ficar em evidência sempre. Com o uso de hashtags em publicações, nos stories onde também é possível usar localização e hashtags ou no IGTV você pode sempre aparecer para seus seguidores ou para um novo público com facilidade e de forma orgânica.  
  6. As publicidades são mais assertivas, pois a plataforma tem uma grande gama de informações e também como já foi falado anteriormente, você mesmo pode desenvolver pesquisas com seus seguidores e ajudar no direcionamento das suas publicações impulsionadas e orgânicas.

Ficou claro que o Instagram pode te oferecer diversas vantagens, mais, para isso você precisa usar corretamente algumas técnicas e ferramentas. Se você tiver alguma dúvida de com você pode usar melhor essa ferramenta, basta marcar uma conversa comigo. A primeira hora é gratuita e basta preencher o formulário abaixo.