Agora não tem desculpas. Com o Rapport você será melhor que o Lobo de Wall Street na arte de vender.

Rapport no processo de interação humana

O RAPPORT é uma palavra francesa. Dentro do processo de interação humana que se relaciona com a empatia.  No complexo mundo de vendas e negociação, é um mecanismo estratégico no processo de comunicação.

O RAPPORT passa confiança e tranquilidade em uma conversa com o cliente. O atendimento e o comercial da sua empresa estarão mais posicionados em relação ao consumidor e, consequentemente, ao seu produto ou serviço. Neste sentido, uma conexão entre o vendedor e o cliente é estabelecida.

 “RAPPORT é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida”.

Anthony Robbins

Rapport no Processo de Vendas

RAPPORT em vendas

Conexão (Empatia) + Estratégia = Solução (Vender)

O vendedor não é apenas um tirador de pedido, mas, um encantador de clientes. Respeito e confiança são estabelecidos. As perguntas são feitas de forma correta para o seu cliente. A negociação será mais empática, estabelecendo o ganha a ganha.

Diante do que analisamos, podemos elencar 9 elementos importantes no processo de RAPPORT:

  1. Contato Visual
  2. Expressão Facial
  3. Postura Corporal
  4. Equilíbrio Emocional
  5. Tom de Voz – (Timbre)
  6. Andamento – (Timing)
  7. Volume – (Intensidade da voz)
  8. Comunicação Verbal – (Palavras)
  9. Comunicação Não-Verbal – (Gestos)

Esses itens compõem uma técnica de REPPORT que se chama de ESPELHAMENTO.

A técnica do ESPELHAMENTO é uma ação de “copiar” os principais elementos da linguagem corporal do receptor (neste caso o cliente). Posturas, gestos, expressões da face e até a respiração são espelhados nesta interação de VENDEDOR e CLIENTE. Entender a linguagem do corpo é uma arma poderosa nas mãos da equipe de vendas.

Bebê se olhando no espelho, depois se assusta e acaba caindo.
Ok, mas vamos ter bom senso nesse espelhamento… 😂
Fonte: giphy.com

VENDEDOR COPIA (ESPELHA) GESTOS DO CLIENTE

CUIDADO: o cliente não pode perceber que o vendedor está copiando (espelhando) seus gestos e modo de falar. Seja natural.

Ações básicas no processo de vendas:

-Entenda o seu cliente

-Crie um estado de empatia (conexão)

-Passe credibilidade no seu discurso

-Fale dos benefícios do seu produto ou serviço

-Gere relacionamento

-Gerando relacionamento você desenvolve o pós-venda (ou seja, mais vendas)

Encante o seu cliente!

Quer saber mais sobre RAPPORT e ESPELHAMENTO? Entre em contato pelo fone: 81 9.9507.6463 ou comente nosso artigo.

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